POR QUE A CHUVA DE CONTÊINER OCORRE MESMO QUANDO SÃO USADOS DESSECANTES DE CARGA

by Abr 8, 2021IMPRENSA, NOVIDADES

Você carrega seu contêiner com dessecantes de carga de alta absorção e encontra os produtos danificados pela chuva do contêiner no destino.

Para sua próxima remessa, você adiciona mais dessecantes de carga, acreditando que isso resolverá o problema. Não resolve. As mercadorias chegam encharcadas e impróprias para o uso.

A realidade é que a natureza complexa do transporte por contêineres faz com que muitas vezes tenhamos que dar um passo para trás para analisar o problema, ao invés de procurar mais do mesmo na busca de uma solução.

Existem vários períodos durante uma viagem em que há um risco maior de a chuva de contêiner danificar sua remessa.

Nessas circunstâncias, você pode embalar seu contêiner com 100 kg de dessecantes de carga de alta capacidade e ainda assim não conseguir eliminar completamente o risco de danos pela chuva de contêiner.

É por isso que encorajamos os transportadores a abandonar uma abordagem unidimensional para proteger a carga e adotar uma estratégia multi-soluções para interromper o ciclo de condensação em diferentes pontos.

O ponto central desta filosofia é Vdry Blanket. Esta manta de alta capacidade fica suspensa sobre a carga e absorve as gotas de condensação que caem do teto do contêiner, proporcionando proteção imbatível mesmo em períodos de alto risco.

Para entender melhor por que a chuva do contêiner se forma mesmo ao usar dessecantes de carga, confira nosso guia abaixo.

 

Quando a chuva de contêiner se forma na primeira noite

Poucas horas após o carregamento, a carga corre o risco de ser danificada pela chuva de contêiner. Isso ocorre porque a condensação começa a se formar no teto do contêiner assim que a temperatura começa a cair na primeira noite da viagem.

O problema é que os dessecantes de carga não sugam toda a umidade do ar assim que são introduzidos no contêiner de transporte.

Em vez disso, trabalham gradualmente, absorvendo um pouco de umidade a cada dia ao longo da viagem.

Isso significa que, quando a temperatura cai na primeira noite, os dessecantes de carga não conseguem reduzir a umidade relativa do contêiner para evitar que o ponto de orvalho seja atingido.

Este quadro representa não apenas um risco imediato para a carga, mas um risco que se repete com as flutuações cíclicas de temperatura entre o dia e a noite.

Nessa situação, Vdry Blanket é essencial para garantir que seus produtos fiquem protegidos da chuva de contêiner em todas as fases da viagem.

O risco de chuva de contêiner no meio da viagem

Durante toda a remessa, as mercadorias dentro do contêiner serão expostas a temperaturas extremas e flutuações. Essas condições são, na maioria das vezes. significativamente maiores do que as ambientais, pois as paredes do contêiner de metal aquecem e esfriam com as mudanças cíclicas de temperatura entre o dia e a noite.

Essas flutuações levam diretamente à formação de condensação dentro do contêiner, o que resulta em danos causados pela umidade à carga.

Devido à natureza complexa do transporte marítimo internacional, que pode fazer com que os navios cruzem a linha do Equador ou se movam de uma região climática para outra, as mudanças dentro do contêiner podem acontecer muito rapidamente.

Nessas circunstâncias, os dessecantes de carga não têm tempo suficiente para absorver quantidades suficientes de umidade antes da formação de condensação. Isso deixa os produtos expostos à chuva de contêiner.

Durante estes períodos, Vdry Blanket oferece proteção incomparável, mesmo em caso de forte chuva de contêiner.

 

Quando os dessecantes de carga atingem sua capacidade

Perto do final de uma remessa, é provável que os dessecantes de carga tenham atingido a capacidade total. Isso significa que eles não são capazes de absorver mais umidade do ar do contêiner.

Infelizmente, este é o momento em que as mercadorias estão em maior risco. Durante o descarregamento, as condições dentro do contêiner variam muito devido à exposição à luz solar direta, o que leva à formação de chuva de contêiner.

Qualquer atraso neste momento aumentará o risco de danos à carga.

Como é possível ver no gráfico abaixo, a chuva de contêiner se forma regularmente ao longo de uma viagem, com longos períodos comuns no final de uma remessa.

Durante estes períodos de maior risco, a importância de Vdry Blanket para fornecer proteção sempre presente é inestimável, absorvendo qualquer chuva que se forme.